Surge no âmbito da Unidade Curricular Metodologias de Acção Educativa. Esta Unidade Curricular incluí-se no plano de estudos do 3º ano da Licenciatura de Animação Sociocultural.

Pretende-se que este seja um espaço de troca de saberes, divulgação de notícias relacionadas com algumas das minhas paixões, nomeadamente a Animação Sociocultural; pretende ser um espaço dinâmico de reflexão e em constante construção!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Dimensões da Educação

No universo educativo existem três áreas de educação:
  • A formal;
  • A não formal;
  • A informal.


Não existe um consenso generalizado sobre o que é a educação não formal, podemos considerá-la como uma educação não regulada por normas rígidas, aquela que se realiza fora do marco institucional. Como exemplo podemos citar a educação à distância, uma vez que não é presencial e rompe com a definição de espaço e tempo da escola.
Trilla (citado por Lopes, 2006, p.406) “Entendemos por educação não formal o conjunto de processos, meios e instituições específicas e diferencialmente desenhados em função de explícitos objectivos de formação ou de instrução, que não estão directamente dirigidos à provisão de graus próprios do sistema educativo regulamentado.”

Uma das virtualidades educativas da educação não formal consiste em incitar, motivar, potenciar, enquadrar a educação formal através de actividades que conferem sentido, partilha, interacção e envolvência no acto de educar.


Para o mesmo autor a educação formal e não formal distinguem-se, não pelo seu carácter escolar e não escolar, mas sim, pela sua inclusão ou exclusão no sistema educativo regulamentado.
Para Ander-Egg (1999, p.31) a educação não formal também chamada por educação extra-escolar, "é aquela que se dirige a pessoas de todas as idades, escolarizadas ou não, através de uma intervenção educativa fora das instituições educacionais institucionalizadas. Na educação não formal não existe o propásito de obtenção de um reconhecimento oficial, quer seja diploma, crédito, grau académico ou certidão de capacitação."


Assim sendo, desde o ensino pré-escolar aos estudos universitários, podemos concluir que a distinção é meramente administrativa, legal.
“A educação formal resulta de uma acção educativa que requer tempo e aprendizagem, é regida por um sistema formal de administração competente e é levada a cabo na escola. É uma educação dirigida para obtenção de títulos académicos e é concebida para alcançar objectivos previamente definidos por instâncias superiores competentes.” (Lopes, 2006, p.406)


A educação formal pode e deve apoiar-se nos espaços não formais e informais para suscitar mais empenho, mais motivação, mais sentido, mais envolvência, mais humanismo e ter mais êxito. Na mesma linha de pensamento, o autor aborda a tríade educacional formal, não formal e informal como sendo, complementares. Uma não anula a outra, devem coabitar harmoniosamente, pois só assim se contribui para o sucesso educativo da pessoa.


A educação informal é o produto da acção da família e dos meios de comunicação de massas. Caracteriza-se pela ausência de um princípio de sistematização e estrutura orgânica, resulta das relações espontâneas da pessoa com o meio em que está inserida.
“Estas modalidades de aprendizagem não formais, não institucionalizadas prevalecem até aos nossos dias.” (Faure, citado por Lopes, 2006, p.407)

LOPES, Marcelino. (2006). Animação Sociocultural em Portugal. Chaves. Intervenção.

ANDER-EGG, Ezequiel. (1999). O Léxico do Animador. Amarante. ANASC.

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