Surge no âmbito da Unidade Curricular Metodologias de Acção Educativa. Esta Unidade Curricular incluí-se no plano de estudos do 3º ano da Licenciatura de Animação Sociocultural.

Pretende-se que este seja um espaço de troca de saberes, divulgação de notícias relacionadas com algumas das minhas paixões, nomeadamente a Animação Sociocultural; pretende ser um espaço dinâmico de reflexão e em constante construção!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Metodologia de Trabalho de Projecto

A Metodologia de Trabalho de Projecto é uma proposta pedagógica recente que torna possível o desencadear de um verdadeiro crescimento profissional e pessoal.

Segundo Barbier, a Metodologia de Trabalho de Projecto caracteriza-se por ser desenvolvida em equipa, com pesquisa no terreno, por dinamizar a relação teoria-prática e aprender, num processo aberto, produzir conhecimentos sobre os temas em estudo ou intervir sobre os problemas identificados. Todo o desenvolvimento parte de uma planificação flexivel e passivel de ser alterada segundo as necessidades do projecto.
Na teoria integra conhecimentos adquiridos e desencadeia a aquisição de novos conhecimentos e experiências.
Na prática humaniza-se e socializa-se o saber.
É uma metodologia que trabalha a antecipação e mobilização da acção e a transformação.

Objectivos:
  • Desenvolver trabalho em equipa
  • Identificar e possibilitar a compreensão dos problemas
  • Perceber o investigador como Pessoa Reflexiva
  • Possibilitar o crescimento/desenvolvimento a todos os níveis
  • Promover todos e cada um
  • Estimular a cooperação entre os elementos de comunidade educativa
  • Permitir o desenvolvimento equilibrado da Pessoa Humana
  • Privilegiar as dinânicas de grupo
  • Contribuir para a maturação da pessoa

Etapas:

  • Escolha do problema
    - Em discussão, a equipa detecta um problema;
    - Em pequenos grupos , formulam-se problemas mais concretos;
  • Estabelecer Plano de Acção
    - Como se vai proceder;
    - Que dados precisam de recolher;
    - Onde poderão obtê-los;
    - Divisão de plano em tarefas;
  • Partida para o campo
    - Contacto com a realidade;
    - Encontro de equipas, de tempo a tempos, para reflectir sobre o que se está a fazer;
    - Poder haver reformulação do problema inicial perante novos problemas que, no entanto, tenham surgido;
    - Novas interrogações;
  • Organização dos dados obtidos
    - Estudar material;
    - Confrontar dados;
    - Discussão, análise, organização de dados e encontro de algumas respostas;
  • Dar a conhecer aos outros os resultados obtidos.

Avaliação:

"É um conjunto de actividades que serevm para emitir um juízo, fazer uma onderação ou medir "algo"". Ander-Egg


  • A avaliação não é sinónimo de "classificação" devendo cumprir outros objectivos; não é só a certificação de resultados alcançados devendo cumprir outras funções. Não é só o controlo dos intervenientes devendo atender a outras dimensões. A avaliação não deve limitar-se a padronizar os avaliados. Em animação sociocultural a avaliação não se realiza só no final do processo, devendo realiuzar-se em outros momentos

No processo de avaliação, para Rivière devemos ter em conta:

  • Quem avalia
    Vários agentes o podem fazer: o animador, os administradores, os responsaveis pelos diferentes orgãos, como as associaçoes, etc. Existem vários níveis de decisão e o ponto de entrada no sistema avaliativo é a decisão subsequente e quem a toma.
  • O que avaliar
    O objecto de avaliação pode ser encontados entre uma multiplicidade de aspectos. Está contido em diferentes níveis de decisão:
    - nível do animador;
    - nível dos intervenientes;
    - nível do projecto;
    - nível da instituição;
  • Como se avalia
    Sobre os meios, os processos e as técnicas de avaliação existem formas de obtenção e captação de dados, desde o questionário ao registo video, passando pela entrevista, testes padronizados e fichas de observação.
  • Quando se avalia
    Diz respeito à inserção de acção avaliativa no processo sociocultural. Usualmente refere-se à avaliação inicial, avaliação final, avaliação do processo, seja contínua ou pontual, como os momentos de avaliação.
  • Porquê avaliar
    O porque de se avalair encerra uma série de paradigmas relacionados com a própria avaliação, o que está em causa são as justificações filosóficas que guiam e estão subjacentes às acções avaliativas.
  • Para que se avalia
    Está relacionado com as funções de avaliação, admite-se que as decisões avaliativas cumpram 4 funções:
    - Diagnóstica
    - Prognóstica
    - Formativa
    - Sumativa

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