A Metodologia de Trabalho de Projecto é uma proposta pedagógica recente que torna possível o desencadear de um verdadeiro crescimento profissional e pessoal.
Segundo Barbier, a Metodologia de Trabalho de Projecto caracteriza-se por ser desenvolvida em equipa, com pesquisa no terreno, por dinamizar a relação teoria-prática e aprender, num processo aberto, produzir conhecimentos sobre os temas em estudo ou intervir sobre os problemas identificados. Todo o desenvolvimento parte de uma planificação flexivel e passivel de ser alterada segundo as necessidades do projecto.
Na teoria integra conhecimentos adquiridos e desencadeia a aquisição de novos conhecimentos e experiências.
Na prática humaniza-se e socializa-se o saber.
É uma metodologia que trabalha a antecipação e mobilização da acção e a transformação.
Objectivos:
Objectivos:
- Desenvolver trabalho em equipa
- Identificar e possibilitar a compreensão dos problemas
- Perceber o investigador como Pessoa Reflexiva
- Possibilitar o crescimento/desenvolvimento a todos os níveis
- Promover todos e cada um
- Estimular a cooperação entre os elementos de comunidade educativa
- Permitir o desenvolvimento equilibrado da Pessoa Humana
- Privilegiar as dinânicas de grupo
- Contribuir para a maturação da pessoa
Etapas:
- Escolha do problema
- Em discussão, a equipa detecta um problema;
- Em pequenos grupos , formulam-se problemas mais concretos; - Estabelecer Plano de Acção
- Como se vai proceder;
- Que dados precisam de recolher;
- Onde poderão obtê-los;
- Divisão de plano em tarefas; - Partida para o campo
- Contacto com a realidade;
- Encontro de equipas, de tempo a tempos, para reflectir sobre o que se está a fazer;
- Poder haver reformulação do problema inicial perante novos problemas que, no entanto, tenham surgido;
- Novas interrogações;
- Organização dos dados obtidos
- Estudar material;
- Confrontar dados;
- Discussão, análise, organização de dados e encontro de algumas respostas;
- Dar a conhecer aos outros os resultados obtidos.
Avaliação:
"É um conjunto de actividades que serevm para emitir um juízo, fazer uma onderação ou medir "algo"". Ander-Egg
A avaliação não é sinónimo de "classificação" devendo cumprir outros objectivos; não é só a certificação de resultados alcançados devendo cumprir outras funções. Não é só o controlo dos intervenientes devendo atender a outras dimensões. A avaliação não deve limitar-se a padronizar os avaliados. Em animação sociocultural a avaliação não se realiza só no final do processo, devendo realiuzar-se em outros momentos
No processo de avaliação, para Rivière devemos ter em conta:
- Quem avalia
Vários agentes o podem fazer: o animador, os administradores, os responsaveis pelos diferentes orgãos, como as associaçoes, etc. Existem vários níveis de decisão e o ponto de entrada no sistema avaliativo é a decisão subsequente e quem a toma. - O que avaliar
O objecto de avaliação pode ser encontados entre uma multiplicidade de aspectos. Está contido em diferentes níveis de decisão:
- nível do animador;
- nível dos intervenientes;
- nível do projecto;
- nível da instituição; - Como se avalia
Sobre os meios, os processos e as técnicas de avaliação existem formas de obtenção e captação de dados, desde o questionário ao registo video, passando pela entrevista, testes padronizados e fichas de observação. - Quando se avalia
Diz respeito à inserção de acção avaliativa no processo sociocultural. Usualmente refere-se à avaliação inicial, avaliação final, avaliação do processo, seja contínua ou pontual, como os momentos de avaliação. - Porquê avaliar
O porque de se avalair encerra uma série de paradigmas relacionados com a própria avaliação, o que está em causa são as justificações filosóficas que guiam e estão subjacentes às acções avaliativas. - Para que se avalia
Está relacionado com as funções de avaliação, admite-se que as decisões avaliativas cumpram 4 funções:
- Diagnóstica
- Prognóstica
- Formativa
- Sumativa
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