Surge no âmbito da Unidade Curricular Metodologias de Acção Educativa. Esta Unidade Curricular incluí-se no plano de estudos do 3º ano da Licenciatura de Animação Sociocultural.

Pretende-se que este seja um espaço de troca de saberes, divulgação de notícias relacionadas com algumas das minhas paixões, nomeadamente a Animação Sociocultural; pretende ser um espaço dinâmico de reflexão e em constante construção!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Para Reflectir...

Quando uma velha senhora morreu na secção para o tratamento de doenças da velhice numa pequena clínica perto de Dundee, na Escócia. Todos estavam convencidos de que ela não havia deixado nada de valor.


Então, quando as enfermeiras verificaram seus pertences, eles encontraram um poema.

Sua qualidade e conteúdo empressionaram todas as pessoas, e todos as enfermeiras queriam uma cópia de mim.


Uma delas levou uma cópia para a Irlanda. A única herança que a velha deixou a seus sucessores foi publicado na edição de Natal da notícia da União para a Saúde Mental na Irlanda do Norte.


Este poema, simples mas eloquente, também foi apresentado.


Então, esta velha senhora da Escócia, sem posses materiais para deixar ao mundo, é a autora deste poema "anónimo" que circula na internet.



"A Velha Rabugenta"



Que vêm amigos?

Que vêm?

Que pensam quando me olham?


Uma velha rabugenta

não muito inteligente

de hábitos incertos,

com seus olhos sonhadores

fixos ao longe?


A velha que cospe comida

que não responde

ao tentar ser convencida...

"De, fazer

um pequeno esforço?"


A velha,

que vocês acreditam

que não se dá conta

das coisas que vocês fazem

e que continuadamente

perde a sua escova ou

o sapato?


A velha,

que contra a sua vontade,

mas humildemente lhes permite

a fazer o que queiram,

que me banhem e me alimentem

só para o dia passar mais

depressa...


É isso que vocês acham?

É isso que vocês vêm?


Se assim for,

abram os olhos, amigas,

porque

isso que vocês vêm

não sou eu!


Vou lhes dizer quem sou,

quando estou sentada aqui,

tão tranquila

como me ordenaram...


Sou uma menina de 10 anos,

que tem pai e mãe,

irmãos e irmãs que se

amam.


Sou uma jovenzinha de 16 anos.

Com asas nos pés, e que sonha

encontrar seu amado.


Sou uma noiva aos 20,

Que o coração salta nas

lembranças,

Quando me uniu até o fim de

meus dias

com o AMOR de minha vida.


Sou ainda uma moça com 25 anos,

Que tem seus filhos,

Que precisam que eu os guie...

Tenho um lugar seguro e feliz!


Sou a mulher com 30 anos,

Onde os filhos crescem rápido,

E estamos unidos com laços que

deveriam durar para sempre...


Quando tenho 40 anos

Meus filhos já cresceram

E não estão em casa...

Mas ao meu lado está meu marido

Que me acalente

quando estou triste.


Aos cinquenta, mais uma vez

Comigo deixam os bebés,

meus netos,

e de novo tenho a alegria das

crianças,

meus entes queridos junto a mim.


Aos 65 anos,

sobre mim nuvens escuras

aparecem,

meu marido está morto;

e quando olho meu futuro

me arrepio toda de terror.


os meus filhos se foram,

e agora tem

os seus próprios filhos...

Então penso

em tudo o que aconteceu e no

amor que conheci.


Agora sou uma velha.

Que cruel é a natureza...

A velhice é uma piada

Que transforma um ser humano

Num alienado.


O corpo murcha

Os atrativos e a força desaparecem

Ali, onde uma vez teve um coração

Agora há uma pedra.


No entanto,

nestas ruínas, a menina de 16 anos

ainda está viva.


E o meu coração cansado,

ainda está repleto de sentimentos

vivos e conhecidos.


Recordo os dias felizes e tristes

Em meus pensamentos volto a amar

e a viver o meu passado.


Penso em todos esses anos

Que foram,

ao mesmo tempo poucos

Mas que passaram muito rápido,

E aceito o inevitável...

Que nada pode durar para sempre...


Por isso, abram seus olhos e

Vejam

Diante de vocês não está uma

velha mal-humurada

Diante de vocês estou apenas

"EU..."

Uma menina, mulher e senhora

Viva...!! E com todos os

sentimentos de uma vida...


Lembrem deste poema da próxima vez que se encontrarem com uma pessoa idosa mal-humurada e não a rejeitem, sem olhar primeiro a SUA ALMA JOVEM.


Você... vai estar algum dia em seu lugar...


Google tradutor - by schweps

Sem comentários:

Enviar um comentário